
Este trabalho teve como finalidade a construção de um glossário que definisse conceitos e termos associados à cultura digital.
Foi-nos disponibilizada uma listagem de termos, da qual seleccionámos os que seriam alvo de pesquisa. Os termos sobre os quais incidiram a minha pesquisa foram:
RSS (Reader)
Rip
Search Engines
Second Life (Virtual World)
Skype
Social Networking Site (SNS)
Telecom Industry
Real-Time
Estes termos foram escolhidos aleatoriamente. Contudo, tal permitiu-me actualizar e ampliar os meus conhecimentos, dado que, até à data desta pesquisa, desconhecia o significado do termo “RSS”.
Posteriormente tive a oportunidade de acrescentar mais alguns termos:Amazon
Cache
Cracker
FAQ
Freeware
Hacker
Homebanking
LOL
Podcasting
Smiley
Destes termos, saliento “hacker” e cracker” que considerava equivalentes e o termo “cache”, com o qual me “cruzo” diariamente na Internet, mas cujo significado desconhecia.
Considero que esta actividade foi importante, uma vez que nos conduziu a um processo de pesquisa e selecção de informação sobre uma terminologia que, dados os avanços sociais e tecnológicos, se encontra em constante mutação.
Para finalizar, devo dizer que este trabalho, além de útil, foi muito agradável, tal como uma pausa para café.
Referências
- Ferreira, A.M. (2002). Dicionet: dicionário da Internet, telecomunicações e TV interactiva. Lisboa: FCA-Editora de Informática.
- Levine, J., Young, M.K. e Baroudi, C. (2008). Internet para tótós. Porto. Porto Editora.
Sites consultados:
Sem comentários:
Enviar um comentário